Contacte-nos

296 820 320

Chamada para Rede Fixa nacional

O Mel

Diretamente da natureza

Fruto da diversidade e riqueza da fauna e flora

Mel Multiflora

Mel Multiflora é um produto produzido pelos nossos apicultores e cuidadosamente extraído na única melaria certificada da «Ilha Amarela», pela AgroMarienseCoop. Com técnicas e métodos de extração que resultam do saber fazer ancestral transmitido de geração em geração, este é um produto ímpar.

O Mel Multiflora é um produto obtido através de diferentes florações e tipologias de plantas. É uma substância viscosa e açucarada que é recolhida a partir do néctar das flores e estratos que as abelhas melíferas produzem.

Este é colhido numa das regiões com mais diversidade e riqueza da fauna e flora açorianas e, por isso, é considerado um mel de elevada qualidade, de sabor muito doce, de cor pura e dourada e com uma textura fluida e suave.

Pittosporum Undulatum

Mel de Incenso

O Mel de Incenso produzido, pelos nossos apicultores e extraído na melaria certificada pela AgroMarienseCoop é um mel de elevada qualidade, monofloral, de cor dourada variável, odor delicado e perfumado, consistência fluida e sabor doce, mas mais intenso, com paladar baseado nos óleos essenciais de incenso.

O Mel de Incenso é um mel monofloral extraído da planta Pittosporum Undulatum e este é produzido em meados de Fevereiro.

Considera-se monofloral se, pelo menos, 45% do pólen for de uma determinada origem de planta.

O Processo

Colheita, Produção, Transformação

Fase 1
Recolha
As abelhas melliferas recolhem o néctar das plantas e transportam-no através do papo ou vesícula nectífera até à colmeia.
1
Fase 1
Fase 2
Transporte
O organismo das abelhas adiciona enzimas através das duas glândulas, salivar e hipofaríngea, transformando o néctar e adicionando-lhe substâncias.
2
Fase 2
Fase 3
Processamento
O néctar recolhido é passado para as abelhas mais jovens e estas armazenam o líquido, concluindo o processamento das enzimas.
3
Fase 3
Fase 4
Armazenamento
Concluido o processamento, o líquido é espalhado e armazenado nos favos da colmeia.
4
Fase 4
Fase 5
Transformação
Os favos secam o líquido, extraindo-lhe alguma água e permitem que o produto adquira uma consistência mais espessa e viscosa.
5
Fase 5
Fase 6
Desoperculação
O apicultor inicia o processo de desopercular os favos e permite que a camada superficial de cera criada pelas abelhas para fechar os favos seja removida. A desoperculação pode ser realizada de forma manual ou através de equipamentos.
6
Fase 6
Fase 7
Extração
O processo de extração do mel dos favos começa com um processo de centrifugação, onde os favos repletos de mel, depois de desoperculados, são fixados em suportes e a força centrípeta faz com que o mel se desprenda e escorra.
7
Fase 7
Fase 8
Filtração
O mel é filtrado usando filtros de pressão.
8
Fase 8

Curiosidade

Sabia que?

Existem dezenas de variedades de mel e de abelhas? E que a espécie de abelha, a floração, os terrenos de obtenção, o clima e as técnicas de extração influenciam o tipo de mel produzido, podendo existir diferenças acentuadas na cor, aroma e sabor deste produto?

OS NOSSOS PRODUTOS

A Loja Mariense

sobre nós

Agromariensecoop

O projeto

Santa Maria Wine Lab

A Mariense utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência ao utilizador e é recomendado que aceite o seu uso para usufruir totalmente da experiência de navegação. Mais Informações   
Privacidad